Como num smartphone, uma Smart TV oferece uma série de serviços por conta de sua conexão à internet. É como se ela viesse com um computador embutido, oferecendo assim um maior número de serviços. Essas TVs oferecem aplicativos, streaming de mídia, navegação na Web, jogos e, talvez mais importante, o Protocolo de Internet para TV, conhecido por IPTV. IPTV é um padrão de vídeo específico para internet, mas também é usado como uma abreviação para qualquer vídeo transmitido via internet diretamente para a TV. Ele pode assumir a forma de pequenos vídeos (clips, trailers, comerciais) ou canais de transmissão ao vivo.
A série de recursos de uma televisão dessas pode transformar completamente a forma como usamos a TV hoje em dia. Assim como os videocassetes passaram a gravar a programação da TV pra assistirmos em outra hora, outros recursos vão permitir um consumo de informação bem mais personalizado e interativo.
Um bom exemplo é o sistema DLNA, presente nessas TVs, que permite executar arquivos de mídia (vídeo, áudio e imagens) que estão armazenados em outros aparelhos como computadores, smartphones, tablets e filmadoras, diretamente na sua TV. Se você baixa um monte de vídeo ou música, a Smart TV acessa esse conteúdo diretamente do aparelho sem precisar copiá-lo para um DVD-R, HD externo ou pen drive!
Todas as Smart TVs aceitam um cabo de rede na parte de trás do aparelho e outras ainda permitem a conexão sem fio. Para conectar, é apenas necessário configurar uma rede doméstica, assim como se conecta um laptop. Se o modelo que você escolheu não acessa via Wireless, não deve haver muito problema, já que a TV não é bem aquele aparelho que você leva pra tudo que é canto, como um laptop ou smartphone, não? Com exceção de algumas funções de criação de conteúdo como elaboração de texto e e-mail, uma Smart TV se assemelha e muito com um computador, em suas funções. Ela permite que você navegue na internet, assista vídeos no YouTube e interaja nas redes sociais. Algumas das TVs (como as da Samsung) já vêm com suporte a Flash em seu browser, permitindo uma experiência ainda mais completa ao visualizar páginas pela TV. A parte que se assemelha a um Smartphone é a dos aplicativos, onde você pode baixá-los diretamente da TV e agregar mais e mais funções úteis a ela. O aplicativo do Skype, por exemplo, permite conversa de vídeo apenas conectando uma Webcam a ela. Isso sem falar dos aplicativos de redes sociais (Twitter, Facebook), jogos e muitos outros. Uma função que agrega ainda mais valor ao aparelho é o acesso aos chamados Video-on-Demad, onde você pode acessar canais específicos como de esportes, música, filmes e assistir a conteúdos exclusivos transmitidos direto da internet. Todas as Smart TVs possuem uma página inicial que permite o acesso a diferentes funções, e também o link para sua loja exclusiva de aplicativos. Até o momento, todos os aplicativos disponíveis para Smart TVs são grátis, mas os fabricantes estão esperando o uso deste recurso se popularizar para disponibilizarem outros tipos pagos que já são sucesso entre os smartphones. Atualmente você pode encontrar aplicativos como transmissão de rádio pela internet, previsão do tempo e entretenimento em geral, inclusive jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário